Todo o mercado está passando por uma verdadeira transformação digital. E com isso chega uma nova era do Varejo, conhecida como Varejo 4.0, concilia as tendências da internet com o mundo real para aprimorar a experiência de compra e o relacionamento com o cliente. Agora, acompanhar o comportamento do público da sua empresa é a chave para reinventar as estratégias de venda.
Com os avanços das tecnologias, cada vez mais vemos o comércio físico conectado ao digital. E isso ficou ainda mais em evidência com a pandemia.
Esse novo modelo veio para mudar a proposta de valor de qualquer negócio e estabelecer um diferencial competitivo no mercado, utilizando as tecnologias para agilizar a coleta de informações do público-alvo. Permitindo assim compreender os hábitos dos clientes, identificar qual o meio que eles usam para fazer compras, etc.
Atualmente, os consumidores não buscam apenas por um produto de qualidade; eles querem aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, escolher, se divertir, comparar, ser reconhecido, levar o produto, avaliar, criticar, curtir, elogiar e recomendar. A tecnologia e o mundo real se misturam para criar vínculos emocionais e sociais com os clientes. O meio digital é usado como canal de auxílio na compra, e a loja física aprimora essa experiência.
Além disso, inovações como delivery, compras online em supermercados e pagamentos digitais ganharam mais espaço entre os consumidores. Consequentemente, mais varejistas passaram a procurar por sistemas que possam oferecer essas e outras soluções.
Listamos abaixo algumas das principais tendências para sistemas de varejo 4.0:
Utilização de IA para entender o consumidor
O Big Data ganhou força dentro do varejo. E juntamente com ele, a Inteligência Artificial também vem se tornando um recurso indispensável para qualquer sistema que queira se manter dentro do mercado.
Os varejistas estão cada vez mais preocupados em entender o consumidor. E para isso eles precisam de soluções que consigam não apenas captar os dados dos clientes, mais analisar e realizar ações com base nisso.
Integração de meios de pagamento
Outra tendências em alta que chegou para ficar foi a integração de meios de pagamento. Muitas soluções já estão integradas a cartões de débito e crédito, por exemplo, evitando assim que o varejista tenha que ter várias maquininhas diferentes no estabelecimento.
No entanto, é preciso lembrar que outras formas de pagamento também têm ganhado espaço dentro do varejo 4.0, como:
- QR Code;
- PIX;
- Aplicativos;
- Solução de Troco;
- Pagamento por Aproximação;
- Carteiras Digitais.
Omnichannel
O varejo 4.0 também deve se preparar para trabalhar bem o omnichannel. Essa estratégia é aquela em que todos os canais da empresa estão interligados, de modo que o atendimento possa continuar de forma linear, mesmo que não estando na mesma plataforma.
Realidade virtual
Experiências de realidade virtual são outro exemplo de utilização da tecnologia para o varejo 4.0. As experiências aqui são as mais variadas possíveis, podendo utilizar recursos, como os óculos VR.
Com esses equipamentos, o cliente pode inserir uma foto de sua casa e ver como ficará determinada poltrona na sala, quando estiver visitando uma loja de móveis, a título de exemplo. Assim, terá mais certeza nas compras que pretende fazer.
Como todo novo processo, esse também tem seus desafios:
Para o consultor em tecnologia, processos e transformação, Fábio Hideke, é preciso aceitar que essa nova era chegou no mundo dos negócios para ficar.
“O maior desafio não é nem entender a tecnologia ou ter acesso a ela, pois isso será cada dia mais fácil e barato. Mas, sim, sair da negação e do medo do desconhecido para ser um explorador de um mundo em transformação. “
O percentual de vendas pela internet está aumentando cada vez mais em relação às vendas em lojas físicas, porque as pessoas dificilmente saem da sua rotina para ir atrás de um produto específico. Para aplicar o Varejo 4.0 é preciso lembrar das duas tendências desse novo modelo de negócio: a tecnológica e a comportamental.
A tecnológica pensa em promover experiência de uso dos produtos, melhorar a interação com os clientes e possíveis estratégias de oferta de produtos certos, para a pessoa certa, no momento certo. Já a comportamental, foca no compartilhamento. Cada vez mais, os consumidores estão preocupados com as questões sociais e ambientais. Ou seja, as pessoas querem ter acesso à informação, e não a posse de um produto qualquer, sem valor.
Diante de tantas inovações e tendências, uma coisa é certa: o Varejo 4.0 promete sacudir o mercado nos próximos anos e mudar (mais uma vez) a maneira como as pessoas enxergam o comércio. A transformação ainda é um desafio e tanto para a maioria das empresas, mas, ainda que a passos curtos, varejistas de todos os segmentos só têm a ganhar ao aderir a essa nova maneira de se pensar a indústria, as vendas e, claro, o consumidor.
Esperamos que você tenha aprendido mais sobre o Varejo 4.0 e que as informações que trouxemos sejam úteis para que você possa ter ideias e sugestões para sua empresa.
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