Cibersegurança - um tema que tem gerado muitas mudanças nas estruturas de TI corporativas e obrigado as empresas de todo porte a ampliarem seus sistemas de segurança e estarem cada vez mais alertas em relação a qualquer indício de ataque, para que a atuação seja rápida, minimizando assim os prejuízos que envolvem a marca, base de clientes e sua própria tecnologia.
Recentemente a Renner e JBS foram alvo de ataques online que pediram milhões de dólares em Bitcoins. O site da Anvisa também faz parte da lista de ataques hackers. É importante falarmos no assunto e saber como nos protegermos.
Para isso, precisamos entender desde o começo, cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas.
O que é ataque cibernético?
É a exploração deliberada de redes e sistemas de computadores usando softwares maliciosos (malware) para comprometer dados ou desativar operações. Ataques cibernéticos permitem cibercrimes, como o roubo de informação, fraudes e esquemas de ransomware, segundo a IBM.
Ataques hackers em sistemas de empresas têm se tornado cada vez mais comuns. Em companhias brasileiras o cenário não é diferente: cerca de 57% delas são alvos de fraudes e ataques digitais com frequência. E quando bem-sucedidos causam rombo estrondoso no caixa da empresa.
O exemplo mais recente é da Renner, que sofreu uma invasão de seu sistema e, como resultado, deixou o site da empresa fora do ar por mais de um dia. Outro ataque recente de relevância aconteceu com a JBS, que teve alguns servidores nas unidades da Austrália, Canadá e Estados Unidos sequestrados. Por causa disso, as fábricas foram interrompidas temporariamente. O resultado? A companhia desembolsou cerca de US$ 11 milhões (pagos em bitcoin) pelo resgate.
Os criminosos conseguem acesso por meio de um software malicioso. Uma das ameaças virtuais mais comuns, o malware é um software que um criminoso virtual ou hacker criou para prejudicar ou danificar o computador de um usuário legítimo. Muitas vezes enviado através de um anexo de e-mail não solicitado ou download de aparência legítima.
A segurança dos dados da empresa é um dever de todos!
Saiba como se proteger e proteger a empresa. As primeiras dicas são:
- Atualizar o software e sistema operacional.
- Ter antivírus.
- Usar senhas fortes.
- Não abrir anexos de remetentes desconhecidos.
- Não clicar em links de e-mails de remetentes ou site desconhecidos.
- Evitar usar rede Wi-Fi não segura em locais públicos.
Além disso, especialistas aconselham algumas empresas a usarem a tecnologia de biometria passiva comportamental. Esse tipo de solução identifica aspectos como a posição do celular ou a velocidade de digitação no teclado para confirmar a identidade de uma pessoa. Dessa forma, o fraudador é barrado antes mesmo de iniciar sua ação no mundo digital.
Aplique essas dicas no seu dia a dia de trabalho e proteja seus dados e os dados da empresa.
Fontes:
http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/ciberseguranca/
https://www.voitto.com.br/blog/artigo/ciberseguranca
https://app.startse.com/artigos/o-que-ciberseguranca?