Os programas de fidelidade, são estratégias que as empresas utilizam com o intuito de aumentar a retenção, a frequência de compra e melhorar a experiência do cliente. Com esse foco, a Distrito publicou em Maio, o Report Mensal Inside RetailTech #6, uma publicação de alta qualidade editorial, focada em pesquisas e análises diversas sobre o mercado de startups: fintechs, retailtech, healthtech, martech e todo o ecossistema que envolve as startups do Brasil e do Exterior.
Nesta publicação o CEO e Fundador, Rodrigo Dória, concedeu uma entrevista contando sobre o surgimento da startup, diferenciais e desafios do setor. Confira:
1. Como surgiu a Super Troco? Quais foram as oportunidades e dores identificadas quando a startup foi fundada?
A falta de troco no Brasil é uma realidade que causa grandes prejuízos ao comércio e pude observar isso muito de perto quando trabalhava no setor de vending machines. Em 2014, reuni profissionais do varejo e da tecnologia e nos propusemos o desafio de encontrar uma solução para o problema, algo que agregasse benefícios ao varejista e ao consumidor final.
Observando as falhas presentes no varejo em relação à falta de troco, enxergamos a oportunidade de criar um sistema que pudesse ser útil para todos os envolvidos e para a economia, surgiu então, o Programa de Pontos Super Troco, solução tecnológica inovadora que já está presente em diferentes estados do Brasil, com forte expansão nas regiões Sudesde, Norte e Nordeste, além de mais de R$ 12 milhões em investimentos realizados e uma estrutura empresarial societária sólida.
A plataforma conecta diretamente ao PDV por meio da qual, no ato do pagamento das compras, o consumidor tem a opção de converter seu troco em pontos que, posteriormente, podem ser trocados por produtos e serviços, transferidos para outros programas de fidelidade e até mesmo doados para instituições sociais. Resolvendo assim o problema de troco e gerando ganhos para todo os envolvidos no processo. Além disso, a cada conversão do troco em Pontos Super Troco, o consumidor recebe um número da sorte promocional e concorre a prêmios semanais de até R$ 500 mil.
Importante ressaltar que o lojista tem custo zero na implantação da plataforma e parte do troco convertido retorna ao comércio como margem de distribuição, ou seja, uma nova fonte de receita e uma ferramenta que intensifica as vendas, atrai e fideliza os clientes.
2. Como funciona o modelo de negócios?
Somos uma plataforma que soluciona o problema de falta de dinheiro em frações nos caixas do varejo, ao mesmo tempo em que oferecemos um programa de pontos que atrai e fideliza o consumidor no ponto de venda.
A receita provém da “venda” dos pontos Super Troco. Exatamente por isso, existe a possibilidade da “compra” dos pontos nas lojas físicas, mesmo quando não há troco e, até mesmo, nos pagamentos com cartões de crédito e débito. Atualmente, também é possível adquirir os pontos pelo site ou mesmo ganhar os pontos quando é efetuada compras nos sites parceiros, processo característico dos programas de fidelidade.
No ponto de venda físico, quando o cliente chega ao caixa para pagar suas compras em uma das redes participantes, o consumidor tem a opção de transformar o seu troco em Pontos Super Troco, que são creditados diretamente no seu CPF, sem a necessidade de cadastro. Um procedimento fácil e rápido, realizado no próprio sistema do PDV em poucos segundos. Com R$ 0,10, por exemplo, o consumidor adquire 10 pontos Super Troco e com os pontos acumulados ele pode trocar por produtos e serviços diretamente no site da Super Troco, ou ainda usar nos próprios estabelecimentos comerciais conveniados. O resultado da operação vem, principalmente, da nossa capacidade de negociar com fornecedores bons produtos e serviços para serem resgatados pelos consumidores, e que tenham custos competitivos.
Além dos pontos acumulados, a cada compra de Pontos Super Troco o cliente recebe um número da sorte para participar de sorteio. Com esses R$ 0,10 do exemplo, ele concorre a um prêmio de até R$ 5 mil. Os sorteios têm como foco principal incentivar o acúmulo de pontos e gerar um benefício adicional que pode transformar a vida de muitas pessoas. Semanalmente são contemplados até 100 (cem) clientes, com valores proporcionais ao troco convertido em Pontos Super Troco, podendo o prêmio máximo chegar a R$ 500 mil quando o cliente adquirir R$ 10,00 em pontos.
O modelo de negócio vem evoluindo ao longo dos anos e tem se desdobrado em outras verticais, como é o caso do Programa de Incentivo, o qual oferecemos a oportunidade para empresas de qualquer segmento distribuírem pontos para incentivarem seus clientes, colaboradores ou prospects, fazendo uso da nossa expertise e tecnologia para alavancar seus metas e resultados.
3. Qual o diferencial da empresa comparado aos seus concorrentes?
A nossa solução é pioneira e não tem concorrentes com o mesmo modelo de negócio, apesar de existirem concorrentes operando com outros formatos de solução de troco. No entanto, destacamos alguns diferenciais que norteiam às nossas ações, como a simplicidade de participação por parte do consumidor (basta ele informar seu CPF no caixa), e o custo zero de implantação e geração de receita para o varejista. Outros programas de fidelidade e outras soluções de troco costumam exigir investimentos de implantação, manutenção e gestão.
O Super Troco também é o único programa de pontos que tem um sorteio promocional em dinheiro associado ao acúmulo de pontos. Quando o cliente compra ou ganha pontos, automaticamente é gerado um número da sorte promocional que oferece a chance do cliente ganhar prêmios que multiplicam o valor do troco em 50mil, 1 mil ou 100 vezes. Os sorteios são realizados através de Título de Capitalização de pagamento único da modalidade incentivo emitido pela ICATU CAPITALIZAÇÃO S/A, com Processo SUSEP nº 15414.901825/2019-77, garantindo assim total segurança e transparência para nossos clientes lojistas e consumidores.
4. Quais são os maiores desafios no setor?
O nosso principal desafio é escalar o negócio de forma sustentável, levando a melhor experiência para os nossos clientes que consomem pontos. Para isso, investimos sempre em inovação e tecnologia, fatores primordiais para alcançarmos os nossos objetivos futuros.
Muitos varejistas ainda são muito tradicionais e preferem lidar com os problemas de falta de troco também de forma tradicional. Com o crescimento da nossa operação, que hoje atende desde pequenos lojistas às grandes redes de varejo, os lojistas e consumidores também se envolvem mais com a operação e sentem-se mais confortáveis com o uso da solução.
Apesar do volume de transações em dinheiro ser muito alto, representando, em geral, mais de 50% das operações de pagamento do varejo, outro desafio importante é o aumento dos meios de pagamento digitais, que impactarão no volume de transações de pagamento em dinheiro. Porém, como dito anteriormente, os Pontos Super Troco já são vendidos em diferentes plataformas, inclusive chegando a ter, em algumas redes, maior volume negociado em cartão do que em dinheiro.
Quando se fala em programa de pontos, um dos principais desafios é fazer com que os usuários usem os seus pontos de forma efetiva e para isso estamos em constante análise de resultados e busca por benefícios que sejam adequados ao perfil do nosso público, proporcional ao volume médio de pontos acumulados por usuário. Além disso, as campanhas promocionais com sorteios já são também um benefício para todos os clientes.
5. Podem nos contar um pouco sobre captação de investimentos, se receberam e o que fizeram ou pensam em fazer com o aporte?
Até a presente data a Super Troco vem recebendo investimentos desde a sua origem, investimentos com perfil angel e seed, seja dos sócios fundadores, ou de novos sócios investidores. Todo investimento vem sendo utilizado para aprimoramento da plataforma e desenvolvimento mercadológico, com o objetivo de validar a solução tanto do ponto de vista do consumidor quanto do ponto de vista do lojista distribuidor.
Como a solução já foi validada e tem crescido no mercado brasileiro, com taxa média/anual acima de 180%, iniciamos em maio/2021 uma rodada de captação financeira, do perfil VC, cujo valor captado será aplicado no desenvolvimento de novas plataformas de distribuição, com atenção especial para as plataformas online, melhoria de toda estrutura de benefícios para os consumidores, e, em especial, para aceleração do crescimento no varejo.
Dentro desse mundo de fidelidade as empresas buscam por canais de aquisição de clientes com baixo custo e a Super Troco é uma opção interessante para o mercado B2B. O Programa de Pontos Super Troco, é um sistema simples, que facilita o dia a dia da sua empresa, é integrado diretamente no caixa do PDV, não tem custo para o lojista, gera receita e ainda fideliza os clientes.
Matéria completa: https://bityli.com/Gx4nd
Fonte: Inside RetailTech Report #6 - Maio 2021