O Brasil é um país com grande parte de sua população, principalmente nas classes mais baixas, ainda desbancarizada e que tem o dinheiro como principal forma de pagamento no dia-a-dia. Para esse pública, ainda é comum encontrarem pontos de venda sem moedas disponíveis para o troco que acaba sendo substituído por algum outro produto, como balas. Esse é um fenômeno muito importante pois, além do troco ser protegido pela legislação, ele causa perdas financeiras ao comércio.
Especialistas encontram amparo legal na legislação federal, como no Código de Defesa do Consumidor que em seu artigo 39, inciso I, proíbe a “venda casada”, ou seja, condicionar a venda de um produto a outro. De qualquer forma, também existem legislações estaduais e municipais em todo o país que trazem em seu texto mais claramente a questão da falta de troco e a obrigatoriedade do arredondamento beneficiando o consumidor e transferindo a perda para a loja, e até mesmo multa a quem não siga a regulamentação.
“O varejo não pode se acomodar com a tecnologia e esquecer que o dinheiro ainda é uma forma muito presente no consumo do brasileiro. Além da legislação de proteção do consumidor que ainda é vigente, estar preparado para esse público é essencial para uma empresa ‘custumer centric’, ou seja, que estão atentas à experiência de seu consumidor durante toda a sua jornada de compra”, alerta Rodrigo Dória, CEO da startup Super Troco, uma plataforma que oferece uma solução aos possíveis atritos e perdas financeiras causadas pela falta de troco.
Impactos da logística do troco
Após entender a importância de uma boa gestão de troco não apenas para atender à legislação vigente, mas também pensando em oferecer uma boa experiência ao consumidor, é importante estar atento a essa logística. De acordo com Dória, o varejista se depara com alguns desafios:
Parcerias
É comum varejistas contarem com parcerias com outros comércios da região ou com a chamada “custódia de moedas” com instituições que “vendem” o troco por um valor maior (um dos maiores causadores das perdas financeiras devido à falta de troco). São soluções encontradas para minimizar a dependência do dinheiro trocado que entra apenas de forma orgânica, ou seja, por meio de pagamentos dos clientes.
Esse é um grande desafio pois culturalmente o brasileiro não costuma colocar suas moedas em circulação de forma espontânea e com os meios eletrônicos, essa entrada de moedas de forma orgânica acaba diminuindo ainda mais.
Diferentes perfis de clientes
Um cuidado importante é compreender a diferença entre os perfis de clientes das lojas de uma mesma rede. Por exemplo, uma filial específica pode estar localizada em uma região na qual o troco é mais necessário do que outra e precisa de uma atenção especial e mais parcerias, como as citadas acima.
Moedas ficam estocadas
Também são comuns lojas ou redes que têm boas parcerias e fazem a gestão de acordo com o perfil, no entanto, que mantêm as moedas estocadas. Nestes casos, sempre que há necessidade um funcionário precisa ser descolado para buscá-las e o atendimento paralisado prejudicando não apenas a experiência de quem vai receber o troco como a de todos que estão aguardando.
Alternativas paralelas
Além dos três itens anteriores que podem garantir uma boa gestão do dinheiro em frações, volto a alertar que o Brasil ainda é um país que utiliza muito o dinheiro vivo em pagamentos e ainda assim o problema pode surgir.
Por isso, também é importante adotar soluções criativas paralelas que sejam mais uma alternativa para o consumidor como campanhas que oferecem descontos ou brindes no pagamento em moedas.
No caso do Super Troco, por exemplo, além de participar de um programa de pontos que podem ser convertidos em produtos e serviços, o consumidor ainda tem a chance de ganhar prêmios em dinheiro toda a semana.
Digitalização do troco é uma solução
A startup Super troco é um modelo com uma solução bastante eficiente nesse propósito ao oferecer mais uma opção ao próprio consumidor de transformar o seu troco em pontos Super Troco participando de um programa de pontos e concorrendo a prêmios semanais em dinheiro.
A partir de R$ 0,10 o cliente já pode adquirir pontos Super Troco e participar da promoção com sorteios semanais apurados com base na extração da Loteria Federal do Brasil. Cada compra de pontos realizada pelo cliente gera um número da sorte para ele concorrer a prêmios em dinheiro. A promoção oferece até 100 chances de ganhar prêmios com cada número, com valores proporcionais ao troco convertido em Super Troco, podendo o prêmio máximo chegar a R$ 500 mil, quando a conversão de troco em pontos for de R$ 10,00.
O formato do produto desenvolvido por Dória chegou a esse modelo pois a participação no programa de pontos se dá por meio da conversão do troco em pontos, ou seja, o cliente transforma o seu troco em um Super Troco.
“Esse é um atrito que nem toda a atual tecnologia dos sistemas de pagamento conseguiu minimizar e, até ao contrário do que muita gente pensa, pode potencializar. Isso, porque a tecnologia diminui a circulação de dinheiro pelas classes mais altas, reduzindo a entrada de dinheiro em frações de forma orgânica para atender quem ainda prioriza esse formato de pagamento”, alerta Dória.
De acordo com o estudo mais recente do Banco Central sobre o tema, realizado em 2018, pouco mais da metade da população utiliza apenas dinheiro vivo para pagamentos, um percentual que pula para 88% quando são pequenos gastos de até R$ 10.
Sobre a Super Troco
Há 14 anos, um grupo de investidores e empreendedores focados em soluções inovadoras e com grande experiência nos setores de varejo e TI compartilhavam de uma mesma percepção, o comércio precisava de uma solução mais eficiente para lidar com a falta de troco, que continua sendo uma realidade por todo o Brasil, deixando lojistas preocupados e clientes insatisfeitos.
Foi assim que, em 2016, Rodrigo Dória, atual CEO da empresa, com larga experiência na área de soluções tecnológicas para o varejo, juntamente com um grupo de investidores, desenvolveu e lançou uma plataforma inovadora de solução de troco – o Programa de Pontos Super Troco – com o desafio diário de entregar resultados concretos excelentes para lojistas e seus clientes.
Com o Super Troco o cliente converte o seu troco em pontos para resgatar produtos e serviços de empresas parcerias no site Super Troco, ou usar na própria loja. O varejista resolve um problema real e ainda pode ganhar dinheiro com o uso da plataforma, transformando uma dificuldade no PDV em uma vantagem para todos. Ao converter troco em pontos Super Troco, o cliente participa de campanhas promocionais e concorre a prêmios em dinheiro.
Para o lojista se tornar parceiro da Super Troco não tem custos e é muito simples, já que a solução está integrada aos principais sistemas de frente de loja do Brasil. A equipe da Super Troco para implantação e acompanhamento de loja dará suporte ao lojista com as melhores práticas da solução para que os resultados sejam maximizados. Atualmente, o programa atua prioritariamente em redes supermercadistas, farmácias, lojas de departamento e redes de fast food.
Por esses motivos, desde a sua fundação, a startup Super Troco não para de crescer, seguindo o propósito de ajudar milhares de lojistas e milhões de clientes pelo Brasil afora.
www.supertroco.com.br
Informações à imprensa
C+M Comunicação
11 4110-5132 | 11 95653-2013
Antonio Montano – antonio@castilhoemontano.com.br
Ary Cruz – arycruz@castilhoemontano.com.br